sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O cinegrafista é olhar do repórter, porem deve ser mais que isso. Parte 1

Vou começar esse post com uma frase engraçada: “Dizem que para um repórter suicidar-se basta apenas pular de cima do seu ego.”

A piada não é engraçada e os repórteres que conheço e trabalho são pessoas ótimas. Pelo menos profissionalmente. Acho!

Mas nem sempre foi assim, já trabalhei com muita gente ruim. Chave de cadeia. Do tipo que se considerava inteligente demais, mas não sabia fazer nada certo. Já sofri muito na mão de repórter inexperiente querendo ser bom e fazendo besteira. O certo é que: gente arrogante atrapalha a vida de qualquer um. Eles azedam qualquer ambiente. Os melhores não tem frescura. Eles acatam qualquer opinião do câmera. Na rua, ninguém é melhor que ninguém. Costumo considerar o trabalho do repórter mais o chato e não o mais importante.

Como mencionei antes, trabalho com ótimos jornalistas. Talvez se fosse para escolher minha equipe não teria acertado tanto. Entretanto todo relacionando tem problemas, alguns altos e baixos. Por mais calmo e profissional seja o cinegrafista, cedo ou tarde vai se virar e mandar um belo “vai tomar no c*”. Se você ainda não fez isso aguarde, pois é só questão de tempo.

Esse convívio com algumas “malas” me ajudou a construir o profissional que tento ser hoje. Evito ao máximo me desgastar e discutir com meus colegas de trabalho. Se o câmera está certo, o repórter quebrará a cara. Só assim você poderá dar aquela gargalhada macabra e lhe desejar/planejar uma morte lenta e bem dolorosa. Quando algo parecido com isso acontecer não se esqueça de dizer um: BEM QUE EU DISSE!!!! Vale à pena repeti-lo dentro do carro no trajeto até a chegada da equipe na emissora. Também é primordial repetir na redação, em todas as ilhas, cantina, estacionamento, máster, estúdio e até na sala da técnica quando você estiver assistindo a matéria ser exibida.

A dica pra um bom relacionamento com o repórter é o respeito e a amizade. Você deve respeitar e ser respeitado profissionalmente. Quando a intimidade estraga isso e o repórter já chama o cinegrafista de “apertador de REC," é um alerta que algo está errado. Antes de tudo trate com cuidado, jornalistas têm a personalidade instável. Seja calmo e complacente, mas vingue-se como puder.



Continua...

4 comentários:

  1. Menino... assim parece que só os repórteres são instáveis. Os cinegrafistas também são. Alguns, são instáveis e mais sensíveis. E por isso o repórter terá que ter jogo de cintura não só com o entrevistado, mas também na própria equipe. Mas quer saber? cada um desses 'defeitos' ou qualidades (depende do referencial) são imprescindíveis para uma boa reportagem. O companheirismo é sempre a saída.
    Gostei do Blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tou gostando das postagens.
    Mas o cinegrafista não é sempre o santinho...rsrsrs
    Mas que é bom uma vingança, ah, isso é!
    você é "DARCK" (Redação, Ilha, Máster, Cantina, estúdio, estacionamento...etc...etc...rsrsrs, eu rir)

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo,

    Com referência a postagem acima eu vou transcrever um trecho do livro Televisão - Manual de produção e direção - de Valter Bonásio.

    "Uma câmera só mostra o que o seu operador selecionar e da forma que ele mostrar. A forma como arranjar, enquadrar, movimentar são fundamentais para a composição de uma imagem agradável convicente ou comunicativa para o telespectador. O operador de câmera tem de misturar o senso visual para formas e composição com uma sensibilidade estética, ele responsável pelo enquadramento das tomadas".

    É importante observar que a televisão é bidimensional e a terceira dimensão é criada através da câmera e do sistema ótico, que por sua vez depende do operador para projetar esta terceira dimensão.

    Então você tem razão quando fala que o operador de câmera é muito mais que o olhar do repórter. O repórter pode até sugerir, mas a composição do take é resultado do trabalho, capacidade, habilidade e criatividade do operador de câmera.


    Fernando Leite

    ResponderExcluir

Followers