quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O editor...

Geralmente é o nerd que quase não entende de câmera, enquadramento, temperatura da imagem... [e quem entende?], mas adora dar sugestões de como o “pobre” cinegrafista deve operar a filmadora. Em muitos casos eles podem salvar ou mudar completamente o material gravado.

Piadas a parte, conheço ótimos editores e particularmente acredito que trabalho com os melhores, mas recordo-me de várias matérias que foram destruídas por causa de um editor preguiçoso. Aqueles que não editam, na verdade são especialistas em esquartejar seu vídeo. Verdadeiros açougueiros. Você cria toda uma afinidade com o material gravado, espera ver belas imagens indo pro ar e talvez até receber um aumento de salário ou elogios do chefe. Porém quando vê o cara escolhe os piores takes e muitas vezes põe no ar a imagem de quando você decidiu ajustar o tripé ou foco e por azar ou esquecimento deixou gravando. Isso acontece, até na Globo. Depois de alguns traumas sempre que tenho tempo corro na *ilha para acompanhar a edição e às vezes falo no microfone direcional da câmera: alô editor, essa é a imagem! Coloque-a na matéria pelo amor de Deus. Outra boa idéia é sempre ser cordial com seu editor, trate-o com respeito, afinal ele é "quase"[isso é uma piada, entendeu?] tão importante quanto o cinegrafista.

Lembrando que essas dicas nem sempre funcionam, mas vale à pena tentar.

*ilha é um baita computador FDP destinado a edição de vídeo, também pode ser o local onde este equipamento está instalado.


2 comentários:

Followers